27 setembro, 2006

´Tamos lá..


De 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2006
XVII Festival Internacional de Bandas Filarmónicas


De 29 de Setembro a 01 de Outubro terá lugar, na Arrentela (Seixal), o XVII Festival Internacional de Bandas Filarmónicas, organizado, uma vez mais, pela Sociedade Filármonica União Arrentelese.
Eis o programa previsto:
SEXTA-FEIRA, 29 de Setembro
18h00: Arruada pel Bada de Música “Joaquim Turina” (Arganda Del Rey – Madrid), pelas ruas de Paio Pires.
21h30: Concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica União Arrentelense e Banda de Música “Joaquín Turina” (ArgandaDel Rey-Madrid), na Sociedade 5 de Outubro em Paio Pires.
SÁBADO, 30 de Setembro
21h30: Concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica União Arrentelense e Banda de Música “Joaquín Turina” (ArgandaDel Rey-Madrid), no Auditório da S.F.U.A. em Arrentela.
DOMINGO, 1 de Outubro
10h00: Arruadas em Arrentela.
10h15: Cerimónia do hastear das Bandeiras em frente à S. F. U. A.
10h30: (Na Marginal de Arrentela) Exibição das Bandas participantes e Saudação às Entidades Oficiais.Execução da “Marcha de Arrentela” e do Hino da Alegria (celebração do dia Mundial da Música).
11h00: Recepção das Autarquias às Bandas participantes e Entidades Convidadas.
12h30: Almoço de Confraternização.
15h00: Concertos pelas Bandas participantes, no Auditório da S.F.U.A. em Arrentela:
- Filarmónica União Taveirense (Coimbra)
- Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer (Alcácer do Sal)
- Sociedade Musical e Desportiva de Caneças (Odivelas)
- Sociedade Filarmónica União Arrentelense- Banda de Música "Joaquim Turina" (Arganda Del Rey – Madrid - Espanha)
In http://www.bandasfilarmonicas.com/

24 setembro, 2006

Pensamento do dia




A ida a Arrentela é
já daqui a uma semana
raquel sax

momentos





Carnide,Lisboa

A banda parada durante 20 min.A missa acaba.A procissão sai.E começa a chover....
A chover,mas a chover bem.Nada de pinguinhos de chuva.A chover bem.
Fardas molhadas,cabelos molhados,instrumentos molhados.
Mas enfim...
(Atchimmmm..)
POst by:raquel sax

22 setembro, 2006

Musicalidade...


"A interpretação musical consiste no modo como um intérprete musical executa uma dada peça musical que esteja definida numa partitura ou na tradição oral de um povo. Corresponde, portanto, à concretização da música, que existe em estado potencial, através de escolhas, conscientes ou não, e de maior ou menor talento na execução dos meios que permitem a produção da música - seja tocando um instrumento, seja cantando, dirigindo uma orquestra, etc. De facto, o usufruto de uma determinada peça musical depende muito da forma como é executada. (...)Consiste também, na interpretação musical, o conceito mais puro de arte, pois é a interpretação de alguém, este alguém, pode ser ou não profissional da música. Logo portanto, não obsta ao intérprete meramente repetir ou traduzir o que encontra-se escrito em uma partitura ou tablatura, por meio da voz ou de instrumento musical. Cabe ao intérprete não apenas ler, mas reler toda a obra, buscando no mais íntimo de si o sentimento inerente a tal inscrição."
In Wikipédia

post by raquel sax

Onde vamos estar?

Dia 24 de set-Em carnide,Lisboa
Procissão seguida de concerto
Hora:15h
.....................................................
Dia 1 de out-Em Arrentela,Seixal
Encontro de bandas
Desfile e concerto
Hora:Desfille de manha
concertos a partir das 15h

30 de Abril de 2006_Concurso de Bandas Ateneu Vilafranquense.


Nervos.Esta é a palavra que melhor define o que eu,e o que alguns meus colegas sentia-mos minutos antes de entrar-mos para o palco.Era uma coisa em grande.Uma entrada contada ao minuto.Estava impaciente para entrar.Era a primeira vez que a banda de caneças entrava num concurso de bandas.Lembro-me da alegria quando o maestro nos informou que "sim senhora a banda tinha sido selecionada para entrar naquele concurso".Tinhamos muito trabalho pela frente.Trabalhamos durante meses.E agora ali estavamos.Prestes a cumprir o nosso trabalho.Entrar.Sentar rápidamente.Tinha ouvido alguem dizer que não se deveria bater com o pé no chão(um hábito musical que tenho-feio por sinal- para sentir melhor a pulsação e o ritmo da música).Mesmo que me apetece-se bater o pé não podia,não chegava com os pés ao chão(por acaso é uma das coisas que me lembro,da forma das cadeiras).Alguem anuncia ao microfone:"E agora a banda da sociedade musical e desportiva de caneças".E a cortina abre.Devagar.O director da banda ou o maestro tinham dito acerca da plateia que parecia que estava pregada na parede.E parecia mesmo.Intimidava.Pelo menos a mim.E no meio da plateia umas luzinhas,o júri.A escrever,a escrever.
Tocamos o pasoble consuelo ciscar,para aquecer.Inda não estava a contar.
Depois a peça que escolhemos."Una Noche En Granada".Bonita,suave,requintada.Agora sim era a valer."Pianos suaves e fortes comedidos" tinham sido algumas das indicações do maestro.Assim fizemos.
De vez em quando deitava um olho ao júri.A escrever,a escrever.
Para finalizar a peça obrigatória "triunfo".
E as palmas.
A cortina fechou.


(não ganhamos o primeiro lugar nem nenhum do pódio,mas ganhamos experiência,responsabilidade e motivação para daqui a dois anos lá estarmos de novo ainda melhor..se isso for possivel)

Post by raquel sax