27 agosto, 2006

o porquê deste blog


A ideia de eu e a minha colega e amiga catia formarmos uma parceria e fazermos um blog é recente.Somos ambas músicos da banda de caneças eu há 4 anos e a catia tambem por volta disso.Eu toco saxofone e a catia flauta..Achamos que embora a nossa banda tenha um site oficial do qual ja tiramos algumas informações,um blog com a opinião e com o relato de quem vive e faz música até era interessante.E assim foi formamos este blog sò com a intençao de dar a conhecer a nossa banda,o nosso repórtorio,os nossos concertos e serviços....

POst by Raquel sax

26 agosto, 2006

Os Musicos



  • Flauta, Flautim
    Tiago Alexandre Pedrosa dos Santos
    Ana Catarina Fidalgo Malaquias
    Sarah Eva Arrais Elias
    Ana Rita Assunção Araújo
    Sara Sofia Nunes Castelo
    Cátia Isabel Cabral Martins

    Oboé
    Helder José Cardoso Silva

    Requinta
    Ana Maria Mendes Carvalho dos Santos

    Clarinete
    Márcio José Freitas dos Santos
    Hugo Alexandre e Almeida Pinheiro
    Ester Margarida Freitas da Silva
    Isabel Maria Ribeiro Matias
    Cipriano Ribeiro Matias
    Edite Jesus Lourenço Borges
    Ambrósio André Fernandes Moisés
    Fernando da Silva José Carvalho
    Pedro José Gomes Ferreira
    Pedro Nuno Prazeres Coelho
    Diana Isabel Barbaça Rosmaninho
    Margarida Isabel dos Santos Fonseca
    Jones Faria Souza
    Inês Nunes Bernardo
    Luis Benjamin Drumont Pires Barros Vieira
    Angela Ribeiro

    Saxofone Soprano
    Ivo Alexandre dos Reis Pina

    Saxofone Alto
    Paulo Jorge Freitas dos Santos
    Cristina Maria Ribeiro de Sousa
    Rute Sofia da Silva Barata
    Raquel Adelaide Nunes Castelo
    Paula Maria da Cruz Rodrigues
    João Rodrigo da Silva Tomás

    Saxofone Tenor
    André Filipe Simões Leandro
    Helena Patrícia Pinto Silva Santos
    Ricardo Ribeiro

    Fliscorne
    Susana Maria Baptista Simões
    Dário Franco Farias

    Trompete
    Luís Miguel Braz Guimarães de Carvalho
    José dos Reis
    Jorge Miguel Lopes Ramos
    João Miguel da Silva Leite
    Ricardo Jorge Silva Claudino
    Ricardo Jorge Marques Penedo
    Angela Maria Alves da Silva
    João Pedro de Sousa Loureiro
    Rodrigo Malhão

    Trompa
    Jorge Augusto da Silva Claro
    Ana Lúcia Lopes Ramos
    Carlos Manuel da Silva Soares

    Trombone
    João Pedro Narciso Carlos
    Tiago Manuel Mota da Costa
    Diogo André Monteiro do Nascimento
    Fábio Gonçalo Simplício do Lugar
    Sérgio Filipe Cabeça Lopes
    André Pereira Gomes
    Claudia Patricia Cabral Capelo

    Bombardino
    Daniel Alexandre Cordeiro Bolas
    Diogo Miguel Monteiro Gonçalves

    Contrabaixo
    Alfredo da Silva Carvalho

    Tuba
    José António Pereira Pinto
    Paulo Jorge Pedro Martins
    Pedro Vasco Lopes Ramos

    Percussão
    Sérgio Miguel Valério Gomes
    Pedro Miguel Vidinha Corrula
    Daniel Filipe Mendes Gonçalves
    Márcio André Almeida Fernandes

Maestro

Carlos Alberto Teixeira Gomes, nasceu em Lisboa, na freguesia do Socorro, a 3 de Julho de 1959. Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos, com o seu pai, na Banda da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Mais tarde teve como professor o 1º Sargento Músico Armelim Santos, da Banda de Música da GNR. Algum tempo depois ingressa na Banda da A.H.B.V. de Loures, onde colabora durante vários anos. Concorre em 1978 à Banda de Música da Força Aérea, a cujos quadros pertence ainda, com o posto de Sargento-ajudante Músico e 1º Clarinete Solista, e, na mesma altura, ingressa no Conservatório Nacional, continuando os estudos de Clarinete, e acrescentando-lhe os estudos de História da Música, Acústica, Formação Musical e Composição, com os professores Marcos Romão dos Reis, Maria José Borges, Fernanda Mella, Noémia Barreiros e Constância Capdeville.
Sempre no sentido da valorização profissional estudou, com o maestro Marcos Romão dos Reis, as disciplinas de Técnicas de Composição e Instrumentação.
De 1979 a 1985 foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil, na qualidade de 1º Clarinete Solista, sob a direcção dos maestros Alberto Nunes e Cristopher Bochman.
Responsável pela Formação Musical nos Serviços de Acção Social da TAP Air Portugal entre 1981 e 1988, ano em que foi convidado a leccionar no Externato de Sta. Teresinha, funções que desempenhou até 1999.
Frequenta entretanto, em 1983, o Curso de Análise Melódica, com a docência do maestro Cristopher Bochman, e participa igualmente na Masterclass realizada pelo Instituto de Etnomusiologia, orientada por Sir David Whitwell, assistindo à conferência “The Role of the Wind Band in the 21st Century” . Desde então tem procurado valorizar-se profissionalmente assistindo a diversas Masterclasses para Direcção de Banda.
Em 2005 frequenta o 1º Curso de Direcção , numa iniciativa conjunta da Cultivarte e do Conservatório Nacional, sob a orientação do conceituado Maestro Mitchell J. Fennell, Director da University Wind Ensemble , na Califórnia.
Inicia a sua carreira como Director Musical em 1988, na Banda Filarmónica da Ribaldeira, conduzindo-a, com sucesso, durante cerca de doze anos, participando de diversos concertos e festivais. Aceita, alguns anos mais tarde, dirigir a Banda da Sociedade Musical de Mira Sintra, ali permanecendo por um período de cinco anos.
Presentemente é o Director Musical da Banda da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças e, simultaneamente, responsável pela Escola de Música desta colectividade, destacando-se pela reformulação de métodos de trabalho e por ter decisivamente contribuído para a renovação do quadro da Banda sendo da sua responsbilidade os muitos dos êxitos que esta tem obtido na última década, designadamente na participação em uma das últimas edições do “Festival Internacional de Loures” , e em diversos concertos apresentados no território nacional e no estrangeiro, como sejam os concertos realizados no âmbito do “VIII Festival de Musique de Philarmonique Portugaise” , em Paris, por ocasião das comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, em Maio de 1999 e em 2004 a participação no “I Festival de Bandas Ciudad de Benidorm”.
Recentemente esteve com a Banda de novo em Benidorm, para integrar o programa das tradicionais Festes Majorales daquela cidade espanhola, constituindo esta presença um êxito.

(retirado de www.sociedademusical.com)

Um pouco da Historia da nossa Banda...

A Banda Filarmónica da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças está formalmente em actividade desde Março de 1880 e é fruto da fusão de duas outras bandas ao tempo existentes na freguesia, a “Real Fanfarra” e a “Avante Canecense”, passando a designar-se então “Sociedade Musical de Caneças”.
A partir de 1973, na sequência de outra fusão, desta vez com o “Clube Desportivo de Caneças”, a colectividade adoptou a denominação actual.Ao longo de mais de cem anos a Banda de Caneças tem mantido actividade com alguma regularidade; no seu currículo contam-se participações em inúmeros Festivais e Encontros de Bandas, Procissões, Arruadas e outras manifestações de caracter cultural e desportivo, em território nacional e no estrangeiro.
Na década de setenta, com o crescimento do interesse pela música manifestado por muitos jovens da freguesia, decidiu-se a criação de uma Escola de Música na colectividade, com ensino gratuito, garantindo dessa forma a sobrevivência da banda.
Após um período de crise, a banda entrou em 1995 numa fase de profunda reestruturação e renovação dos quadros; aproveitou muito do trabalho que vinha sendo feito na Escola de Música da colectividade, sob a orientação do actual Maestro, Carlos Alberto Gomes, e conta hoje, em média, com 60 figuras.
Presentemente a realização mais importante da filarmónica é a organização anual do seu Festival de Bandas Amadoras, um projecto iniciado em 2000, por onde têm passado algumas das melhores formações nacionais e que, na edição de 2003, adquiriu estatuto de internacional, com a presença de uma banda do país vizinho.
(retirado de www.bandasfilarmonicas.com)

24 agosto, 2006

23 agosto, 2006

Apresentação do Blog

Este Blog tem como principal objectivo dar a conhecer uma das mais fantasticas bandas do nosso pais... ah pois é...
BANDA DE CANEÇAS É QUE É!!!
Sao todos convidados a participar neste Blog e dar as suas opiniões...
"Cumprimentos Musicais"